NotíciasSul de Minas

Suspeitos de provocar incêndios em áreas rurais de Baependi, MG é preso pela Polícia Ambiental

Na quinta-feira (12), a Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais foi acionada para atender uma ocorrência de incêndios florestais no bairro Congonhal de Cima, no município de Baependi (MG).

Os incêndios estavam causando graves danos à biodiversidade do Parque Estadual da Serra do Papagaio, uma importante área de conservação ambiental.  No local, uma testemunha forneceu informações sobre os possíveis responsáveis por um dos focos de incêndio, que já havia consumido 5 hectares de mata nativa dentro da Unidade de Conservação.

Com base nas informações fornecidas, a guarnição localizou os envolvidos e, com o apoio de três testemunhas, prendeu os suspeitos, que foram conduzidos à autoridade policial de plantão para que fossem tomadas as devidas providências legais.

Além das prisões, foram lavrados autos de infração individuais contra os autores, totalizando um valor de R$ 29.566,32 em multas. Todas as atividades de uso alternativo do solo na área afetada foram imediatamente suspensas.

Nos últimos dias, o Parque Estadual da Serra do Papagaio tem sido palco de diversas operações de combate ao fogo, conduzidas por terra e ar, com o uso de aeronaves de asas móveis e fixas. Homens do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Defesa Civil, Previncêndio, e moradores locais estão empenhados de forma contínua no combate às chamas que continuam a devastar a mata, gerando elevados custos financeiros para o Estado e colocando em risco a vida de pessoas e animais.

A prisão dos suspeitos reforça o compromisso da Polícia Militar de Minas Gerais em cumprir sua missão de proteção ao meio ambiente, servindo como um exemplo para desencorajar ações semelhantes no futuro.

Fotos: Divulgação | PMMG

Por Redação | Portal A Gazeta RM