Destaque PequenoVale do Paraíba

Vale e região estão com alerta crítico para risco de queimadas até terça-feira

O Vale do Paraíba e região estão em estado de grande risco para queimadas até a próxima terça-feira (3), segundo o Mapa de Risco de Incêndio, pulicado nesta semana, pelo Centro de Gerenciamento da Defesa Civil Estadual (CGE).

A ausência de chuva e a baixa umidade no ar são os principais motivos para o risco elevado de incêndios florestais, que deixa em alerta todo o estado de São Paulo nesta semana, segundo o órgão.

A região foi classificada em amarelo, laranja, vermelho e roxo, dependo do dia. O Vale está com previsão roxa de alerta, grau muito alto de perigo para incêndios.

O Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil é uma ferramenta que auxilia o monitoramento de queimadas e vegetação durante o período de estiagem.

O software funciona 24 horas por dia e é feito a partir de algoritmos que compilam dados sobre elementos, como o nível de chuva, cobertura vegetal, umidade do ar e do solo, temperatura e velocidade de vento.

Diariamente, o CGE encaminha o Mapa de Risco para todas as Coordenadorias Municipais. Aquelas que estão em uma área com risco mais elevados recebem um indicativo de alerta.

Na última semana, diversas cidades da região, como Tremembé, Bananal e São Luiz do Paraitinga registraram queimadas de grandes proporções.

Fonte: G1/Vale do Paraíba

Foto: Foto: Reuters via BBC