Prefeitura de Guaratinguetá decreta situação de emergência devido aos estragos causados pelo temporal
A Prefeitura de Guaratinguetá decretou situação de emergência em função dos estragos ocasionados pelas fortes chuvas que atingem a cidade. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial do município. Com o decreto, a prefeitura tem autorização para adotar as medidas que julgue necessárias para combater os efeitos da enchente na cidade.
O decreto também autoriza a desapropriação de imóveis que estejam em área de risco; além da compra de insumos ou contratação de serviços sem licitação, desde que sejam para atender as emergências relacionadas ao temporal. De acordo com a prefeitura, entre segunda-feira (19) e esta quinta-feira (22) chuvas volumosas atingiram a cidade, registrando 169,4 milímetros de chuva no período.
Somente nas últimas 24 horas, o acumulado foi de 102,4 milímetros.
O temporal provocou quedas de barreira, alagamento de casas, desabastecimento de energia e água, entre outros estragos. Os bairros mais afetados foram o Jardim Tamandaré, Manoel Carioca (Pedreira), Jardim Coelho Neto, Jardim Esperança, Santa Luzia, Broca Meirelles, Engenho D’Água, Campo do Galvão, Beira Rio e Fazendinha.
Voluntários usaram cordas e boias para ajudar no resgate durante a enchente, já que algumas pessoas ficaram presas em casa por conta dos alagamentos. Ao todo, 48 famílias da cidade estão desalojadas por causa da forte chuva.
A Prefeitura de Guaratinguetá informou que iniciou uma campanha de arrecadação por conta das famílias que foram afetadas pelas chuvas. A gestão municipal tem arrecadado doações de alimentos, roupa, cobertor e produtos de limpeza e de higiene em vários locais da cidade.
Foto: Reprodução/TV Vanguarda
Fonte: G1/Vale do Paraíba