NotíciasVale do ParaíbaVale Histórico

Ex-diretor de escola é preso por suspeita de desvio de materiais e furto de merenda em Cachoeira Paulista

O ex-diretor da escola municipal Maria Zélia Freitas Lorena, localizada na zona rural de Cachoeira Paulista (SP), foi preso nesta quarta-feira (3) em uma operação da Polícia Federal que investiga suspeitas de desvio de materiais escolares e furto de merenda. Segundo a PF, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos – um em Cachoeira Paulista e dois em Itajubá (MG).

As investigações começaram após denúncias de que os alunos da unidade não tinham acesso a materiais básicos e condições mínimas de aprendizado. Durante a apuração, a PF descobriu que os investigados teriam criado empresas fictícias para firmar contratos com a prefeitura e desviar recursos.

Na casa do ex-diretor, os policiais encontraram materiais escolares que deveriam estar na escola, além de um computador pertencente à prefeitura. Também há indícios de que ele estaria envolvido na falsificação de documentos públicos para furtar merenda escolar.

A operação foi batizada de “Alvo 53”, em referência ao artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante o direito à educação. Os crimes investigados incluem peculato, associação criminosa, fraude em licitações e falsificação de documento público, cujas penas somadas podem chegar a 20 anos de prisão.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Breno Anaya (PP) confirmou a operação, mas ressaltou que os crimes não estão relacionados à atual gestão municipal.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Fonte: Jornal da Cidade

@pr6.com.br