Acidente aéreo em Paraibuna, SP mata cinco ocupantes durante tempestade
Um avião de pequeno porte caiu na noite desta quarta-feira (23) no interior de São Paulo, durante uma forte tempestade, resultando na morte dos cinco ocupantes. A tragédia foi causada pela empresa responsável pela aeronave e pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quinta-feira (24).
A aeronave, um Embraer-121 Xingu com oito assentos, partiu de Florianópolis (SC) às 16h51 com destino a Belo Horizonte (MG), onde faria uma parada para abastecimento, antes de seguir para Salvador (BA). A bordo eram o comandante, o piloto, uma médica, um enfermeiro e um mecânico, todos os colaboradores da empresa Abaeté Aviação, responsáveis pelo voo de traslado. “Estamos acolhendo as famílias e oferecendo todo o suporte necessário nesse momento de dor”, informou a empresa Abaeté Aviação.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o alerta sobre a queda da aeronave foi recebido no início da noite, e as equipes de resgate de Paraibuna e São José dos Campos foram imediatamente mobilizadas. Os destroços do avião foram localizados por volta das 23h, em uma área próxima ao limite entre os municípios de Paraibuna e Santa Branca, a cerca de 100 quilômetros da capital paulista. Moradores da região relataram ter ouvido um ruído semelhante a uma falha no motor, seguido de um estrondo de explosão.
O local do acidente está isolado para que as equipes de investigação possam atuar. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e a Polícia Técnica Científica são responsáveis pela retirada dos corpos, que serão orientados ao Instituto Médico Legal (IML) após o término dos trabalhos no local do acidente.
Segundo o Corpo de Bombeiros, chovia no momento do acidente. A Defesa Civil informou que, durante a tarde, choveu cerca de 40 milímetros em um período de seis horas na região. As condições adversas podem ter sido um fator relevante na queda da aeronave, que desapareceu dos radares às 18h39, de acordo com a Força Aérea Brasileira.
A investigação sobre as causas do acidente ainda está em fase inicial.
O Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) foi acionado para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-MBU. A FAB reforça que o processo de purificação está em andamento e que novas informações serão divulgadas à medida que as investigações avançam no local do acidente.
O Salvaero, centro responsável pelas operações de busca e salvamento da FAB, coordena os trabalhos de resgate, com apoio das equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar. A empresa Abaeté Aviação está em contato com as famílias das vítimas, prestando suporte e solidariedade nesse momento de dor dos familiares.
Fonte: Portal A Gazeta RM
Foto: Redes Sociais