Secretaria de Saúde de Cruzeiro orienta população sobre a doença MPOX
A prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, (SEMUS), informa que a cidade registrou três casos de pacientes SUSPEITOS para Mpox. Ainda de acordo com a pasta, todos pacientes estão estáveis e isolados. Eles recebem o tratamento necessário e passam bem.
A Secretária de Saúde de Cruzeiro informa ainda, que, por se tratar de uma doença infecto contagiosa, com um risco de alta transmissibilidade, é importante que observemos os cuidados recomendados para que não haja disseminação da doença.
Em caso de presença de sintomas procurar de imediato a Pronto Socorro da Santa Casa de Cruzeiro, onde existe uma equipe treinada para realizar a abordagem de forma técnica e segura. Atenção para os sintomas.
Os sinais e sintomas duram de 2 a 4 semanas. Eles podem ser: Febre, Astenia/fraqueza, Íngua Palpável, Dores musculares e dores nas costas, Dor de cabeça e Sintomas respiratórios (por exemplo, dor de garganta, congestão nasal ou tosse).
Lesões: As erupções podem acometer regiões como face, boca, tronco, mãos, pés ou qualquer outra parte do corpo, incluindo as regiões genital e anal.
Na pele, podem aparecer manchas vermelhas sobre as quais surgem vesículas (bolhas) com secreção; posteriormente, essas vesículas se rompem, formam uma crosta e evoluem para cura. É importante destacar que a dor nestas lesões pode ser bastante intensa e deve ser observado seu adequado manejo.
Fonte: Prefeitura de Cruzeiro
Foto: Mpox / Getty Images