Em seis meses, 2 mil novas carteiras de identidade foram emitidas para moradores da região
Em seis meses, 2.041 unidades da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) foram emitidas para moradores do Vale do Paraíba e região, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Emitida pelos estados brasileiros e no DF desde janeiro deste ano, a A CIN unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o que possibilita “melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil”, segundo o governo federal.
Em todo o estado de São Paulo, é preciso agendar um horário no Poupatempo para emissão do novo documento. O RG “antigo”, com impressão do polegar, perde a validade apenas em 2032, mas o governo federal tem acelerado a produção da nova carteira de identidade digital.
A CIN tem um QR Code que permite verificar se o documento foi roubado ou extraviado. Além disso, o CPF fica como número único e suficiente para identificação do cidadão, sem necessidade de um RG.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, essa taxa é de R$ 53,04 no estado.
Foto: Itep/Divulgação
Fonte: G1/Vale do Paraíba